Uma vez que uma peça de roupa sofre algum dano (como rasgo, descostura, mancha, etc) e deixa de ser utilizada para seu fim inicial (vestir) e é jogada fora, há um grande desperdício de material que ainda possui grande potencial de uso.

No caso do jeans, um tecido com alta resistência e diversos simbolismos e significados atribuídos a ele, há grande potencial de reutilização. Existem diversos projetos com a sua reutilização.

Este projeto teve por objetivo reaproveitar ao máximo uma calça jeans que sofreu desgaste em algumas áreas e não seria mais utilizada como tal (a menos que fosse remendada), sendo transformada em uma mochila para uso no dia a dia.

Dessa forma houve um projeto prévio, onde a partir das medidas da peça de roupa, esta foi fatiada em desenho e pensado onde cada parte poderia compor a mochila com o mínimo de desperdício de tecido, e ainda o aproveitamento elementos visuais característicos de uma calça jeans (zipers, botões, bolsos, costuras) como itens decorativos da mochila. A ideia era que, embora transformada em mochila, ainda ficasse claro e explícita a origem do material e sua reutilização.

Outra prioridade foi fazer o mínimo possível de cortes, aproveitando o corpo principal da calça (parte da cintura) mantendo costuras, bolsos frontais e o cós intactos para o uso enquanto mochila. Somente os bolsos traseiros tiveram de ser descosturados e aplicados nas laterais para que ganhassem função prática e estética.

Definidos os cortes e seus destinos, iniciou-se a execução em si (ao qual eu só acompanhei , pois ainda não possuo o dom da costura, por enquanto) onde a costureira, minha mãe, Dona Selma, aplicou toda sua experiência na área fazendo ajustes e sugestões no projeto.

Para conseguir contrastes de cor na mochila, utilizamos o tecido ao avesso em algumas partes, criando um tom diferente sem ter de recorrer a um tecido adicional.

Poucos itens de aviamentos foram acrescentados, como fivelas e fitas para compor as alças, porém foram reaproveitados de outras mochilas inutilizadas.

Cerca de 98% da calça foi reutilizado na mochila.

# #

julho 28, 2017